Quem somos

HOME > QUEM SOMOS

Desde a sua criação pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene, na década de 60, a Oficina Experimental do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) é uma das pioneiras em desenvolvimento de: Máquina de Circulação Extra-Corpórea; Oxigenadores de Sangue; Válvula Cardíaca Artificial Implantável de Bola (Star Edwards); Primeiro Marca-Passo Cardíaco Artificial Implantável; Hemodialisadores; Desfibriladores Cardíacos; Diversos acessórios
e instrumentos cirúrgicos.

Na década de 70, o então Governador de Estado de São Paulo proibiu a comercialização de produtos através das Unidades Estatais. Desta forma o IDPC realizou um inédito Contrato de Transferência de Tecnologia com Indústria Privada no qual dos produtos comercializados deste contrato o instituto recebia uma porcentagem como Royalties. Contrato de 5 anos, renovados por mais 5 anos.

O objetivo principal da Divisão de Bioengenharia é fornecer pesquisa e desenvolvimento em bioengenharia
e equipamentos médicos, experimentos “in vitro” e “in vivo”, produção e comercialização de equipamentos
e acessórios para a área de cardiologia, consultorias, orientação de alunos, convênios com universidades,
além de projetos de financiamento com entidades filantrópicas de fomento à pesquisa.

A Divisão de Bioengenharia ao longo dos anos produziu e comercializou os seguintes produtos: Monitor Multiparâmetro ECG + SpO2; Monitor de Coagulação Ativada e os Kit MCA; Desfibrilador Cardíaco; Oxímetro de Pulso; Bomba de Infusão Peristáltica; Eletrocardiógrafo; Tubo Traqueal infantil, médio e adulto; Instrumentais Cirúrgicos, entre outros.

Atualmente a linha de produtos fabricados e comercializados é constituída: Monitor de Coagulação Ativada FAJ – MCA 2000; Kit MCA 2000; Tubos Traqueais; Módulo de Aquisição de ECG – Eletro System; Conjunto de Eletrodos
e Rabichos para Eletro System; Linha de Instrumentais para Cirurgia Cardíaca (Aspiradores, Afastadores, Cânulas e Conectores).

Em dezembro de 2010 a Divisão de Bioengenharia obteve os Certificados de Boas Práticas de Fabricação (BPF) pela ANVISA para Produtos à saúde e Diagnóstico in vitro, permitindo a produção e comercialização de produtos Classes I e II e posteriormente renovado em janeiro de 2013.

Em 2016, a Divisão de Bioengenharia iniciou a fase de Certificação de Boas Práticas de Fabricação, com base na última Resolução da ANVISA, RDC 36 de 26/08/2015.

Em 2007, surgiu o Projeto Tele-ECG por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde juntamente com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e a Fundação Adib Jatene, com a finalidade de fornecer serviços de eletrocardiografia remota às diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com a transmissão do sinal de eletrocardiografia através de sistema de telefonia móvel celular.

Atualmente o Projeto Tele-ECG possui vários equipamentos instalados em Hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Capital, Grande São Paulo e interior do Estado.

A equipe médica do projeto lauda uma média diária de 700 exames de eletrocardiogramas. O processo de instalação, treinamento e fornecimento de insumos não acarreta em custo algum para a Instituição beneficiada, uma vez que a Secretária da Saúde financia o projeto.

MISSÃO
Promover a satisfação dos seus clientes por meio da melhoria contínua dos processos produtivos, inovação tecnológica e contribuir com tecnologias utilizadas para manutenção da vida no âmbito da saúde.

VALORES
Competência; Ética; Confiabilidade; Tradição; Qualificação Profissional.

POLÍTICA DE QUALIDADE
Buscar a satisfação de nossos clientes através da melhoria dos processos produtivos, atendendo a legislação vigente.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL